Perguntas Frequentes - Frequently Asked Questions (FAQ)
O objetivo desse FAQ é o de contribuir para o esclarecimento de dúvidas referentes ao Vestibular Unemat 2012/1 - Unificado. Sugerimos que se faça a leitura dos Editais do Vestibular. Para acessá-los, clique aqui.
1 - No vestibular da UNEMAT são aproveitadas notas do ENEM?

- Por enquanto não, a Pró-Reitoria de Ensino está em fase de estudo para aderir ao SISU, talvez parcialmente, mas para vestibulares vindouros. Para o Vestibular 2012/1 a seleção para o ingresso se dará apenas via Vestibular da UNEMAT.

2 - Quais são os livros de literatura solicitados?

- No vestibular 2011/2 os livros solicitados são: 1. Auto da barca do inferno, Gil Vicente; 2. Memórias de um sargento de milícias, Manuel Antonio de Almeida; 3. Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis; 4. O Cortiço, Aluízio de Azevedo; 5. A cidade e as serras, Eça de Queirós; 6. Sagarana, Guimarães Rosa; 7. Auto da Compadecida, Ariano Suassuna; 8. Alguma poesia, Carlos Drummond de Andrade; 9. Menino do mato, Manoel de Barros.

3 - O que devo estudar para o Vestibular da UNEMAT?

- Verifique no Edital de Abertura - ANEXO V - PROGRAMA DAS DISCIPLINAS.

4 - Em quais cursos é obrigatório a Língua Inglesa para ingresso (Vestibular)?

- O candidato que concorrer às vagas para os cursos de Licenciatura Plena em Computação, Licenciatura Plena em Letras (exceto os cursos ofertados pelos Campi de Alto Araguaia e Tangará da Serra) e Bacharelado em Ciência da Computação, obrigatoriamente, realizará a prova de Língua Inglesa.

5 - O que significa Atendimento Diferenciado?

- Atendimento Diferenciado é para o candidato que necessite de condições especiais para a realização das provas.
- Atendimento diferenciado, consistem em:
a) Fiscal Ledor: para candidato com deficiência visual total. Neste caso, o candidato deverá ditar as alternativas que deverão ser preenchidas no cartão de respostas;
b) Fiscal Transcritor - para candidato Portador de Necessidades Especiais (PNE) e/ou com problema de saúde que esteja impossibilitado de transcrever as respostas para os cartões respostas;
c) Intérprete de libras - para candidatos com deficiência auditiva e que necessita de uma pessoa que interpreta para a língua de sinais;
d) Provas e Cartões Ampliados - para candidato com deficiência visual parcial. Serão oferecidas provas e os cartões de respostas com tamanho de letra correspondente a corpo 24.
e) Amamentação - para a candidata que tiver a necessidade de amamentar;
f) Carteira para canhoto - para o candidato que escreve, exclusivamente, com a mão esquerda.

6 - Como será utilizada a segunda opção?

- Será utilizada apenas para preencher às vagas no curso escolhido que não atingir o número de aprovados em primeira opção, sendo da modalidade de Ensino Regular.

7 - O que é PIIER? Quem pode se inscrever?

- PIIER - Programa de Integração e Inclusão Étnico-Racial da Universidade do Estado de Mato Grosso. - Para se inscrever pelo PIIER, o candidato deverá optar pelo programa, ser de cor preta ou parda e declarar-se negro (a) no ato da inscrição.

8 - Quais são os documentos necessários para inscrição ao PIIER?

a) Fotocópia do documento de identidade - RG, CPF e certidão de casamento, se forem o caso; b) Auto - declaração do grupo racial a que pertence (Modelo padrão - Anexo VII).

9 - Qual o valor da taxa de inscrição?

- O valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 80,00 (oitenta) reais.

10 - O que é candidato treineiro?

- É o candidato que deseja participar do vestibular apenas a título de experiência, e deverá obrigatoriamente declarar-se no ato da inscrição, preenchendo o campo denominado Treineiro na ficha de inscrição.

12 - Quem pode solicitar isenção de taxa?

- candidato com renda familiar inferior a dois salários mínimos ou desempregado; - candidato doador de sangue; - candidato Profissional Técnico da Educação Superior.

13 - O que é renda familiar?

- Entende-se por renda familiar o somatório de todos os rendimentos auferidos por todos os membros da família, composta de salários, proventos, pensões, pensões alimentícias, aposentadorias, benefícios sociais, comissões, pró-labore, outros rendimentos do trabalho não assalariado, rendimentos do mercado informal ou autônomo, rendimentos auferidos do patrimônio, e quaisquer outros, de todos os membros da família, incluindo a renda do próprio candidato.

14 - O que devo levar nos dias de realização das provas?

I. documento oficial de identificação;
II. Caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente.

15 - Descrição das Modalidades:

- na modalidade Regular - Cursos oferecidos de forma presencial e regular.
- na modalidade a Distância - A modalidade a distância permite ao aluno que planeje seus horários de estudo.
As Web aulas são realizadas no período noturno e ficam gravadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, para acesso a qualquer momento.
As aulas em laboratório e avaliações são presenciais e obrigatórias. São programados no mínimo um encontro presencial mensal.
- na modalidade Parceladas - Os cursos na modalidade Parceladas podem ser oferecidos nos períodos de férias escolares ou no período regular. Podem ser oferecidos de forma tradicional ou em horário diferenciado, de forma modular.

Caso suas duvidas não tenham sido dirimidas pelo FAQ, favor encaminhá-las para o e-mail vestibular@unemat.br
Universidade do Estado de Mato Grosso
Diretoria de Concursos e Vestibulares

vestibular@unemat.br 
Fone/Fax: (65)3222-1090