Perguntas Frequentes - Frequently Asked Questions (FAQ)
O objetivo desse FAQ é o de contribuir para o esclarecimento de dúvidas referentes ao Vestibular Unemat 2011/2. Sugerimos que se faça a leitura dos Editais do Vestibular. Para acessá-los, clique aqui.
1 - No vestibular da UNEMAT são aproveitadas notas do ENEM?

- Por enquanto não, a Pró-Reitoria de Ensino está em fase de estudo para aderir ao SISU, talvez parcialmente, mas para vestibulares vindouros. Para o Vestibular 2011/2 a seleção para o ingresso se dará apenas via Vestibular da UNEMAT.

2 - Quais são os livros de literatura solicitados?

- No vestibular 2011/2 os livros solicitados são: 1. Auto da barca do inferno, Gil Vicente; 2. Memórias de um sargento de milícias, Manuel Antonio de Almeida; 3. Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis; 4. O Cortiço, Aluízio de Azevedo; 5. A cidade e as serras, Eça de Queirós; 6. Sagarana, Guimarães Rosa; 7. Auto da Compadecida, Ariano Suassuna; 8. Alguma poesia, Carlos Drummond de Andrade; 9. Menino do mato, Manoel de Barros.

3 - O que devo estudar para o Vestibular da UNEMAT?

- Verifique no Edital de Abertura, nas páginas 24 a 28 - ANEXO V - PROGRAMA DAS DISCIPLINAS.

4 - Em quais cursos é obrigatório a Língua Inglesa para ingresso (Vestibular)?

- O candidato que concorrer às vagas para os cursos de Licenciatura Plena em Computação, Licenciatura Plena em Letras (exceto os cursos ofertados pelos Campi de Alto Araguaia e Tangará da Serra) e Bacharelado em Ciência da Computação, obrigatoriamente, realizará a prova de Língua Inglesa.

5 - O que significa Atendimento Especial?

- O Atendimento Especial destina-se apenas ao candidato portador de Necessidades Especiais crônicas ou temporárias, devendo para obter tal benefício proceder conforme determina o Edital de Abertura, em seu item 10, na página 09. O prazo para encaminhar documentação para obter atendimento é até o dia 16/05/2011.

6 - Como será utilizada a segunda opção?

- Será utilizada apenas para preencher às vagas no curso escolhido que não atingir o número de aprovados e classificados em primeira opção.

7 - O que é PIIER? Quem pode se inscrever?

- PIIER - Programa de Integração e Inclusão Étnico-Racial da Universidade do Estado de Mato Grosso. - Para se inscrever pelo PIIER, o candidato deverá optar pelo programa, ser de cor preta ou parda e declarar-se negro (a) no ato da inscrição.

8 - Quais são os documentos necessários para inscrição ao PIIER?

a) Fotocópia do documento de identidade - RG, CPF e certidão de casamento, se forem o caso; b) Auto - declaração do grupo racial a que pertence (Modelo padrão - Anexo VII).

9 - Qual o valor da taxa de inscrição?

- O valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 80,00 (oitenta) reais.

10 - O que é candidato treineiro?

- É o candidato que deseja participar do vestibular apenas a título de experiência, e deverá obrigatoriamente declarar-se no ato da inscrição, preenchendo o campo denominado Treineiro na ficha de inscrição.

11 - Quem pode solicitar isenção de taxa?

- candidato com renda familiar inferior a dois salários mínimos ou desempregado; - candidato doador de sangue; - candidato Profissional Técnico da Educação Superior.

12 - O que é renda familiar?

- Entende-se por renda familiar o somatório de todos os rendimentos auferidos por todos os membros da família, composta de salários, proventos, pensões, pensões alimentícias, aposentadorias, benefícios sociais, comissões, pró-labore, outros rendimentos do trabalho não assalariado, rendimentos do mercado informal ou autônomo, rendimentos auferidos do patrimônio, e quaisquer outros, de todos os membros da família, incluindo a renda do próprio candidato.

13 - O que devo levar nos dias de realização das provas?

- Caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente, e documento de identidade original.

Caso suas duvidas não tenham sido dirimidas pelo FAQ, favor encaminhá-las para o e-mail vestibular@unemat.br
Universidade do Estado de Mato Grosso
Diretoria de Concursos e Vestibulares

vestibular@unemat.br 
Fone/Fax: (65)3222-1090